Diário de Pré-Viagem: Meus lugares favoritos de SP / Vila Madalena

vm-4.jpgQualquer pessoa que me acompanhe pelo Instagram sabe que sou LOUCA pela Vila Madalena. Irreverente, divertida e cheia de opções deliciosas para visitar, comprar ou comer, é considerada por muitos a região mais boêmia da cidade. Por esse motivo e pela grande rotatividade de novos lugares, fica difícil traçar um roteiro por lá; gostoso mesmo é começar pelo Beco do Batman e se perder por suas ruas e ladeiras, descobrindo seu charme.

vm 8A VM é uma galeria de arte a céu aberto. Graffitis feitos por alguns dos nomes mais conhecidos e influentes do mundo encontram-se por toda a sua extensão, enchendo aos olhos de quem vê. E é na viela entre as Ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque que se encontra a área mais interessante para achá-los: o Beco do Batman. O nome, dado por conta de um antigo graffiti feito do herói da DC Comics nos anos 80, continua até hoje, mas seus mais recentes murais tem inspiração mais política, psicodélica e abstrata. Sliks, Paulo Ito , Speto e Rita Vainer são alguns dos artistas que tem obras no lugar, mas a rotatividade é grande e os murais estão constantemente mudando. Aos fotógrafos de plantão, recomendo ir durante a semana, pois fica bem cheio aos sábados, domingos e feriados.

Para além do Beco, vários outros artistas de street art consagrados deixaram suas marcas: Kobra, Zezão, Osgemeos, Chivitz e Crânio também possuem obras espalhadas por seus muros, embelezando lojas e bares. É quase impossível dar uma volta por lá e não parar para tirar uma foto pelo caminho! #osinstagrammerspira

vm 3Mas não é só de Graffiti que vive a Vila Madá. O entretenimento é levado à sério por lá e as opções para o dia e noite são infinitas. O Armazém da Cidade, próximo ao Beco, é um ótimo exemplo, e se define como um espaço de economia criativa da VM. Gastronomia, moda e arte se encontram nesse galpão, que também organiza eventos e shows aos finais de semana, muitas vezes gratuitos. Movimentado, vale a pena conhecer.

vm 2Na Rua Aspicuelta existem vários bares para quem gosta de se sentar em uma mesa com amigos sem hora para levantar. Chopp, beliscos, drinks e música ao vivo estão por toda a parte, onde se encontram alguns dos bares mais famosos de São Paulo, como a Mercearia São Pedro e o Vila Seu Justino. Para a noite, meus dois favoritos são o Alto da Harmonia e o High Line, mais bonitos e sofisticados.

vm 10

Comer na VM é um grande prazer. Vários restaurantes locais oferecem algumas das melhores opções da cidade, atendendo a todos os gostos e dietas. A matriz do Lá da Venda, por exemplo, serve comida tipicamente brasileira com pegada caseira, mega bem-servida em marmitas de ágata. O café é coado pelo próprio cliente na mesa, garantindo que será fresquinho e preparado conforme o gosto de cada um. Outro  lugar pra consumir sua dose diária de cafeína é o Coffee Lab. Lindo e estiloso, tem opções deliciosas de acompanhamentos, wifi dos bons e atendimento bilíngue.

vm 9Os amantes de massas e comida italiana tem uma parada obrigatória: O restaurante Pasquale. As entradas são tão incríveis que muitas vezes eu nem cheguei a pedir o prato principal. O buffet de aperitivos, a burrata e o carpaccio de polvo são dos deuses e definitivamente merecem seu amor. Porém, aos sábados, eu recomendo a Feijoada da Lana, que cobra um preço fixo e oferece as saladas, os pratos quentes, as sobremesas e batida de limão com cachaça à vontade.

vm-1.jpgPara jantar, existem algumas gemas que não podem passar despercebidas em sua visita. O Açougue Central, que tem o chef Alex Atala como um dos sócios, é um restaurante especializado em carnes que fogem do convencional e oferece uma maravilhosa carta de vinhos. Meu preferido é o Músculo com purê de Cará, que é de comer rezando! Outro achadinho que mora em meu coração é o Chef Vivi, bistrô com inspiração Francesa e cardápio rotativo delicadamente escolhido pela proprietária, Viviane Gonçalves, que faz questão de cumprimentar aos clientes na mesa. Charmoso, aconchegante e delicioso.

vm 6Àqueles interessados em compras também tem endereço certo. Na Rua Harmonia existem várias lojas de marcas conhecidas e locais, com opções a diversos preços. A Flagship da Farm de lá é linda de morrer e vale muito a pena conhecer. Aos fãs de antiguidades – como eu – uma dica é a Retrô 63, loja colorida cheia de móveis e miudezas muito bem escolhidas e conservadas. Galerias de Arte como a A7MA também fazem parte da vizinhança, onde diversos artistas expõe seus quadros, esculturas e fotografias em exibições temporárias e permanentes.

Enfim, eu teria tanto mais para falar de lá, mas como disse no começo, a Vila Madalena é super rotativa e charmosa e a coisa mais gostosa a se fazer é virá-la do avesso e dar a chance de conhecer os lugares que fazem sua cabeça e ganham seu coração. Bora explorar essa lindeza?

 

Para Ver:
Beco do Batman: Entre as Ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, S/N. ATENÇÃO: Por ser uma área altamente turística, todo o cuidado com seus pertences é bem-vindo, dada a presença de batedores de carteira por lá.

Armazém da Cidade: Rua Medeiros de Albuquerque, n. 270.

vm 5

Para Comprar:
Flagship Farm e Fábula: Rua Harmonia, n. 57.

Retrô 63: Rua Harmonia, n. 63.

A7MA: Rua Harmonia, n. 95B.

vm 7

Para Comer:
Lá da Venda: Rua Harmonia, n. 161.

Coffee Lab: Rua Fradique Coutinho, n. 1340.

Pasquale: Rua Girassol, n. 66.

Açougue Central: Rua Girassol, n. 384.

Chef Vivi: Rua Girassol, n. 833.

Feijoada da Lana: Rua Aspicuelta, n. 421.

vm 12

Para Beber:
Vila Seu Justino: Rua Harmonia, n. 77.

Mercearia São Pedro: Rua Rodésia, n. 34.

Alto da Harmonia: Rua Harmonia, n. 271.

High Line: Rua Girassol, n. 144.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s