Diário de Pré-Viagem: Meus lugares favoritos de São Paulo / Higienópolis

hig10-e1496241125566.jpgEm uma cidade tão grande quanto São Paulo, às vezes fica difícil pensar em uma vizinhança tranquila e aconchegante próxima ao centro. Pois é exatamente isso que sinto em Higienópolis, bairro o qual vivi por alguns meses e me apaixonei.

hig7.jpgA região tem personalidade própria e tudo o que você pode precisar a poucas quadras de distância. Essencialmente cool, é lar de diversos artistas, jornalistas e personalidades. Que tal encontrar Caco Barcellos na padaria, ou Fernanda Young no mercado? Com uma grande concentração de judeus, árabes e outros imigrantes, é notável a influência de várias culturas. Apesar de ser tradicional, possui também muitos estudantes graças a presença de algumas das melhores universidades de SP na área. Opções de restaurantes, compras e coisas para fazer são faltam por lá.

hig8Para quem gosta de exercícios ao ar livre, uma boa pedida é o Parque Buenos Aires. O mais verde dentre os que conheço na cidade, é excelente para corrida. Existe ainda uma área com aparelhos de ginástica, ao lado de um playground. Super familiar, está sempre cheio de pessoas caminhando, sentadas nos bancos ou mesmo na grama.

Alí pertinho fica a Praça Vilaboim, pedaço repleto de bares e restaurantes. Com opções do tipo bistrô francês, rodízio japonês, hamburgueria estilo diner, culinária mexicana e boteco com cerveja litrão, você facilmente sai de lá satisfeito.

hig5Basta atravessar a rua para encontrar uma das mais tradicionais universidades do País: a FAAP. Além do belo campus, o complexo oferece ao público o Museu da Arte Brasileira, que conta com inúmeras exposições, e o Teatro FAAP, que sempre abriga alguns dos espetáculos mais expressivos de SP.

Caminhando cerca de 10 minutos dali está o Shopping Pátio Higienópolis, um dos meus preferidos da cidade. Super dog friendly, é muito comum ver pets circulando lá dentro. A seleção de lojas e restaurantes é ótima e as salas do cinema são bem modernas e equipadas. Também nos arredores está a Avenida Angélica, com outras opções para compras e serviços diversos (bancos, farmácias, hospitais etc.).

hig3Por seu charme e acolhimento, considero Higienópolis um lugar muito legal para viver ou se hospedar, se você é do tipo de viajante que gosta de se sentir parte da cidade. Por falar nisso, uma dica minha é um restaurante japonês bem local chamado Ponkan, que fica ao lado do Mackenzie, outra Faculdade importante da área. Movimentado quase todas as noites, serve comida oriental fresca e deliciosa por preço justo, num espaço super aconchegante. Tem como ser melhor?

Onde encontrar:

Shopping Pátio Higienópolis: Rua Dr. Veiga Filho, n. 133.

FAAP: Rua Alagoas, n. 903.

Parque Buenos Aires: Av. Angélica, s/n.

Ponkan: Japa delícia na Rua Piauí, n. 217.

Le Vin Bistrô: Inspiração na culinária francesa, na R. Armando A. Penteado, n. 25.

Si Señor: Guloseimas mexicanas na Praça Vilaboim, n. 49.

Aoyama: Um dos rodízios japa mais tradicionais de SP, na Praça Vilaboim, n. 63.

Bar da Praça: Chopp geladíssimo e aperitivos de bar, na Praça Vilaboim, n. 65.

Frank & Charles: Hambúrgueres invocados na Rua Tinhorão, n. 130.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s