Diário de Pré-Viagem/Meus lugares favoritos de SP: Oscar Freire

 

oscar 12Ontem caiu a minha ficha: essa é minha última semana em São Paulo, antes da mudança! Fico no Brasil até dia 15 de junho, mas o contrato do apê onde vivo termina dia 31 de maio, então passarei minhas últimas duas semanas em Santos.

oscar 5Minha relação com a cidade é muito intensa. Quando voltei ao Brasil, em 2014, vim direto para cá e não fui tão bem recebida quanto imaginava. Encontrar emprego foi difícil, fazer novos amigos mais ainda. São Paulo não é para aqueles que desistem fácil: é cara, violenta, grande, implacável. A população é bem dividida em camadas e, apesar de ser uma cidade tolerante, não existe mistura entre pobres e ricos. Os contrastes são evidentes.

oscar 11Fui aos poucos me moldando, reinventando e adaptando à sua realidade. Fiz amigos, descobri os lugares que me faziam bem e criei uma vida bem centralizada. Por SP ser muito grande, o caminho para o trabalho pode consumir horas; pensando nisso, adaptei todos os meus alunos em um raio de 1km de minha casa, o que me permite caminhar e evitar o trânsito. Um paulistano sabe o luxo que é viver aqui e não depender de nenhum transporte.

oscar 9Vivo atualmente nos Jardins, área nobre de São Paulo com milhares de opções para tudo a poucas quadras de distância. Faço academia e compras no bairro, caminho a qualquer hora do dia e me sinto bem segura. Quando me mudei para cá de Pinheiros, resisti um pouco por estar vindo para uma “vizinhança de madames”, mas hoje em dia sou apaixonada pela região e não consigo me imaginar vivendo em outra.

oscar 10E é nesse clima de despedida que decidi fazer alguns posts em homenagem à essa cidade que me acolheu por três anos, visitando os lugares os quais sentirei mais falta quando estiver longe. Para começar, falarei sobre minha amada Rua Oscar Freire, que fica a apenas três quarteirões da minha casa e é meu refúgio para um café ou comprinhas em qualquer dia da semana.

 

oscar 4A Oscar Freire é conhecida por sua concentração de lojas, restaurantes e serviços voltados aos endinheirados de SP. De acordo com uma pesquisa da Excellence Mystery Shopping International, ela fica em 8º lugar entre as ruas mais luxuosas do mundo, sendo a 2ª nas Américas, atrás da 5ª Avenida, em NY. Grande parte das lojas pertence a marcas brasileiras como Osklen, Animale e Chilli Beans, mas também se encontram grifes internacionais como Mont Blanc, Calvin Klein e Tommy Hilfiger lá. Amantes de moda e estilo circulam diariamente por ali, dada a quantidade de lojas-conceito e de artigos exclusivos.

oscar 8Apesar da fama de ser um lugar para poucos bolsos, existem diversas opções para pobres mortais como eu. Além de Forever 21 e Riachuelo – meus paraísos dos achadinhos – muitas lojas promovem descontos o ano todo, tornando possível comprar sem deixar os rins. A Adidas, por exemplo, tem duas lojas lá, sendo uma mais focada em artigos esportivos e a outra em streetwear, e sempre oferece promoções. Na Rosa Chá e na John John também se encontram peças de outras coleções durante todo o ano , com preços bem interessantes.

oscar 2Mais que apenas roupas, os estabelecimentos em geral chamam atenção por sua beleza e seus detalhes. Feitos para inspirar, com design diferenciado e instalações de arte, apenas a visita a alguns deles já vale a pena e enche os olhos. Graffiti, arquitetura e modernidade trabalham juntos de forma harmônica e o resultado é incrível. Em minha humilde opinião, aqui se encontram algumas das lojas mais bonitas do mundo.

oscar 7Comer na Oscar Freire é um prazer para quem busca boa culinária. Na dúvida entre japonesa, árabe, italiana, algo leve ou jaca total, encontram-se opções para agradar todo mundo e qualquer orçamento. Meu favorito é o Santo Grão, que além de comida para qualquer hora do dia por preço justo, tem área interna ou varanda para acomodar seus clientes e ótimo sinal de wi-fi. Serve, ainda, um dos melhores cafés da cidade. Para sobremesa, a Gelateria Bacio de Latte fica ali pertinho e tem uma variedade de sabores maravilhosa. Vale a visita!

oscar 3Todo cantinho surpreende por lá. A Rua fica numa area plana e é um ótimo passeio para bater perna, babar nas vitrines, conhecer lojas lindas e perder um tempo nas mesinhas externas de um dos cafés apenas observando as pessoas passarem. É um oásis de calma dentro do caos de SP e vou sentir muitas saudades dos passeios que dei por ali, sozinha ou acompanhada!

 

Dicas de Lojas para conhecer:

Flagship Chilli Beans: Entre as Ruas Dr Melo Alves e Consolação, nº 1072.

Rosa Chá: Entre as Ruas Bela Cintra e Consolação, nº 995.

Ellus Second Floor: Entre as Ruas Bela Cintra e Consolação, nº 990.

Schutz e Iódice: Entre as Ruas Bela Cintra e Consolação, na altura do nº 944.

Galeria Melissa: Entre as Ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, nº 827.

Riachuelo e Forever 21: Esquina com a Rua Haddock Lobo, na altura do nº 777.

Adidas Originals: Entre as Ruas Haddock Lobo e Augusta, nº 678.

Osklen: Esquina com a Rua Augusta, nº 645.

 

Dicas de Lugares para Comer e Beber:

Chez Oscar: Entre as Ruas Dr Melo Alves e Consolação, nº 1128 ($$$)

Ben & Jerry’s: Entre as Ruas Bela Cintra e Consolação, nº 957. ($)

Almanara: Entre as Ruas Augusta e Pe. João Manuel, nº 523. ($$)

Toro Sushi: Entre as Ruas Augusta e Pe. João Manuel, nº 512. ($$$)

Quattrino: Entre as Ruas Augusta e Pe. João Manuel, nº 506. ($$$)

Santo Grão: Entre as Ruas Pe. João Manuel e Rio Preto, nº 413. ($$)

Frutaria São Paulo: Esquina com a Rua Peixoto Gomide, nº 187. ($$)

Bacio de Latte: Entre a Rua Peixoto Gomide e Alameda Casa Branca, nº 136. ($)

Cabana Burger: Entre a Rua Peixoto Gomide e Alameda Casa Branca, nº 56. ($)

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s