Diário de Pré-Viagem: Dieta e Exercícios

{English Version Below}

Uma coisa que é bem explícita aos meus amigos e seguidores no Instagram é que eu me preocupo bastante com meu corpo. Tento estar ativa ao menos 5 dias na semana e, de segunda a sexta,  mantenho uma dieta balanceada que inclui proteínas e alimentos integrais, além de muita água e chá verde. Aos finais de semana, escolho um “dia do lixo”, quando consumo tudo o que amo (pizza, bolo, hambúrguer, chocolate e álcool), geralmente aos sábados, e domingo me permito beber mas controlo mais na comida.

090bEssa é uma fórmula que percebo que funciona para mim e foi recomendada por uma nutricionista na época em que decidi mudar meu corpo e meus hábitos, em 2014, quando malhei na Cia Athlética. Antes disso, minha rotina era bem diferente. Apesar de nunca ter sido realmente gorda, cheguei a vestir 42 na época que cursei minha primeira faculdade, em 2002. Como parâmetro de comparação, hoje visto 36! Meu biotipo é tipicamente latino, com quadris largos, coxas grossas e sem muita tendência a ficar barriguda ou braçuda. E foi assim, fazendo o estilo gordelícia, que passei boa parte da minha vida.

Depois dos 30, as coisas mudam. A gordura passa a acumular em áreas que não acumulava antes e a lei da gravidade age sem dó. Entre 2013 e 2014, quis solucionar esses probleminhas ficando magra, então fazia esteira em jejum todos os dias antes do trabalho e cheguei a 53kg. O problema em chegar a esse peso sem alimentação ou treino de qualidade é que você não vê definição ou firmeza, apenas as roupas vestiam melhor. Mas eu estava disposta a me sentir bem de biquini, e quando cheguei de volta ao Brasil, em 2014, vi a oportunidade de fazer tudo direitinho.

antes depois

O acompanhamento da Cia Athlética é o melhor e mais completo que já vi. Além da nutricionista recomendando uma dieta baseada exatamente em sua rotina de exercícios e objetivos, existe ainda acompanhamento médico criado em torno de seus resultados em testes de respiração, metabolismo e resistência. Mesmo sem nunca ter me dedicado realmente à exercitar-me, vi resultados animadores em 3 meses e isso deu fôlego para não desistir. Seis meses depois de começar, fiz uma viagem para a Tailândia e Filipinas e sabia que ficaria na praia todos os dias. Finalmente passei férias me sentindo bonita e confiante de biquini e nunca mais quis parar!

IMG_1910Um ano depois, era nítido que eu tinha virado “rata de academia”. Crepioca, atum, whey, BCAA… Todas essas coisas faziam parte da minha dieta diária e eu não sentia falta mais das gordices; vivia bem com elas apenas aos finais de semana. Além disso, macarrão, pizza e cookies só faziam parte da minha vida se fossem integrais, mesmo sábado e domingo. Como dizem por aí, quando você vê resultados, os hábitos se tornam um vício. E peço desculpas ao povo que se ofende fácil, mas como disse Kate Moss, “nada tem um gosto tão bom quanto estar magra”. Pois é, essa frase se aplica a mim.

belfieO melhor de transformar seu corpo é a sensação de controle. Quando você muda sua rotina para algo que exige mais disciplina e vê que está atingindo seus objetivos, inconscientemente seu corpo assume esse compromisso e sua mente pede mais. É MUITO BOM SENTIR QUE ALGUMA COISA ESTÁ EM SEU CONTROLE, em um mundo onde dependemos de fatores externos para tanta coisa. E o mais legal é que você realmente desenvolve memória muscular, ou seja, mesmo com um mês de deslizes (sim, eu tiro um mês de lixo todo ano desde 2014 haha) você sabe que consegue voltar ao que era simplesmente voltando à dieta e à rotina de exercícios. Além disso, quando malho menos, sinto bastante falta da motivação causada pela endorfina. Malhar realmente deixa a gente mais feliz, não só pelo óbvio aumento na auto-estima.

san andres

Claro que não é uma maravilha. Claro que dá preguiça, que dá vontade de comer doce na TPM, que dá vontade de pedir uma pizza inteira pra você nas noites frias, que corta o coração não encontrar com os amigos pra uma cerveja no meio da semana. Quando não existe um foco certo, pelo menos para mim, as tentações se tornam mais irresistíveis. Parece bobo, mas estar sempre viajando, buscando o calor e praias é fundamental para me manter na linha. E mudar de país é uma daquelas motivações que me mantém focada com facilidade. Não tem praia na Cidade do México, mas lá é super quente e com algumas das praias mais incríveis do mundo há poucas horas de distância.

Se estou paranóica? ESTOU MALUCA! Por isso, nesse momento, estou me preparando para chegar lá na melhor forma da minha vida, para não me desesperar antes de adaptar minha rotina à nova academia e dieta. Amo comida mexicana, mas ela definitivamente não é conhecida por ser a mais saudável do mundo.

stellamagna

Para alguém como eu, esse equilíbrio é fundamental e afeta profundamente meu humor, minha disposição e minha auto-confiança. Como ficar focada com despedidas e ansiedade? Bem, manter o blog e um compromisso de perder 3kg nessas próximas semanas é um bom começo. Abril e seus mil feriados foram meu “mês do lixo”, então alguma da definição se foi e umas gordurinhas indesejadas se alojaram. Atualmente estou com 58kg e o objetivo é chegar aos 55kg. Quem vem comigo?

PRE-TRAVEL DIARY: DIET AND EXERCISE

One very obvious thing on my Instagram account is that I take good care of my body. I try being active at least 5 days a week and, from Monday to Friday, keep a balanced diet that includes protein, wholefood, lots of water and green tea. On weekends I pick a “trash day”, when I eat everything I love (pizza, cake, burgers, chocolate and alcohol), usually on Saturdays, and Sundays I allow myself to have a few drinks but I take it easy on food.

This formula works perfect for me and was recommended by a nutritionist back when I decided to change my body and bad habits, in 2014, when I worked out at Cia Athética. Before, my routine was very different. Although I have never been fat, I have been a size 8 (USA) back in college, around 2002. Right now, I’m a size 2! My body type is typically latino and I have wide hips, thick tights but not genetic tendency for growing a belly. And that was pretty much how I accepted myself for most of my life.

After turning 30, things change. Fat starts accumulating in areas it didn’t before and gravity acts on you merciless. Between 2013 and 2014, I decided dealing with this by slimming down, so I would run on the treadmill before work while in fasting period and I got down to 53kg (116lbs). But without a proper diet and training plan, you don’t see any firming nor toning, just clothes fitting better. I had decided to look good in a bikini, and when I got back to Brazil, in 2014, I saw the opportunity of doing everything right.

Cia Athética’s assistance is the best I’ve seen so far. They provide nutritional support based on your goals and routine, plus a plan created by a doctor based on breathing, endurance and metabolism. Even though I have never been really dedicated to exercising, I saw great results in three months and that helped me not giving up. Six months after I started, I planned a trip to The Philippines and Thailand and I knew I’d be at the beach all day. I finally spent a vacation feeling beautiful and confident and never wanted to stop again!

One year later, it was obvious I had become a gym rat: Crepioca, tuna, whey protein, BCAA… All those things were part of my life on a daily basis and I didn’t miss junk food anymore; I was fine having them on weekends. Pasta, pizza and cookies would only be part of my life if they were whole wheat, even on my cheat meals. As people say, “when you see results, the habits become an addiction”. And I apologize for those easily offended, but like Kate Moss once said, “nothing tastes as good as skinny feels”. Yup, I couldn’t agree more.

The best part of transforming your body is feeling in control. When you change your routine to something that demands more discipline and see that you’re achieving your goals, unconsciously your body commits to it and your head asks for more. IT FEELS AMAZING TO FEEL LIKE YOU HAVE THE CONTROL OVER SOMETHING in a world we control so little. And the coolest part is that you know you can go back to where you were even if you take a few junk breaks (yes, I take a “junk month” per year since 2014 lol) because muscle memory helps you back in track way faster than when you first started. Besides the fact that I feel way more motivated thanks to endorphin release caused by exercising. Working out really makes us happier, not just over the clear self-esteem boost.

Of course it’s not perfect. Of course I get lazy, I crave sweets when PMSing, I wanna order a whole pizza pie to eat by myself when it gets cold, I feel heartbroken by declining friends invites to have a beer on week days. When there isn’t a clear target, it’s easier to lose focus and those temptations become more irresistible. It may seem silly, but being constantly on the go to different places keeps me motivated to stay on the right track. Moving to another country is definitely giving me an extra encouragement to keep going. Mexico City isn’t by the coast, but it’s super hot and just a few hours from some of the best beaches in the world.

Am I feeling paranoid? I’M GOING CRAZY! That’s why right now I’m preparing myself to get there in my best shape ever, to make sure I won’t go insane before adapting to my new routine, gym and diet. I love Mexican food, but it’s not known for being the healthiest thing in the World. For someone like me, this balance is vital and affects directly my humor, disposition and self-esteem.

How can I stay focused during a farewell period? Well, keeping the Blog and committing to lose 3kg in the next weeks is a good start. April had 3 holidays in a row in Brazil, so it was my junk month and I ended up gaining some extra weight and losing muscle definition. Right now, my weight is 58kg and my goal is to drop down to 55Kg. Join me!

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One thought on “Diário de Pré-Viagem: Dieta e Exercícios

  1. Te admiro muito Mari! Eu não cheguei nessa fase ainda de me disciplinar, mas sinto falta. Quem sabe quando for te visitar, vou fazer uns treinos com você!!

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